segunda-feira, 14 de maio de 2012

Reitor coloca Camisa de força nos estudantes da UCSAL

Com a publicação do Ato Nº 0024 de 11/02/2011 que estabelece as diretrizes referentes à realização de atividades complementares da Universidade, o REItor José Carlos, inova sua gestão, introduzindo a prática da chantagem acadêmica no currículo universitário.

A exigência de que apenas certificados das atividades da UCSAL podem ser integralizados, para efeito de cumprimento da carga horária complementar exigida na conclusão do curso de graduação, é um ato imoral. Este ato desestimula a atividade acadêmica para além dos muros da universidade, restringe a nossa formação as raríssimas e rarefeitas atividades da UCSAL, que só tem o objetivo de extorquir o estudante trabalhador.

Podemos visualizar o objetivo puramente mercantil no próprio teor do ato, em específico no seu artigo 4º que enumera as modalidades válidas de atividades complementares. Dos seis incisos que compõe essa listagem, os três primeiros referem-se a matrículas em disciplinas da própria UCSAL e o inciso IV refere-se a atividades acadêmicas promovidas pela própria UCSAL – sendo todas elas pagas.  

Este ato, portanto, em nada garante a variedade acadêmica necessária para uma formação qualificada, sendo muito mais um instrumento que constrange os estudantes a pagar ainda mais caro pelo diploma, tendo em vista a obrigatoriedade das atividades complementares nos currículos das graduações.

Já realizamos um ato na Federação que demonstrou a insatisfação dos estudantes. Direito, Serviço Social, História, Filosofia, Geografia em uníssono exigiam a revogação do Ato 0024, contra as arbitrariedades da REItoria. Agora é hora de organizarmos nossa revolta coletiva numa força concentrada e fatal que atinja a intrasigência da REItoria; por isso, no mesmo dia do ato foi proposta uma agenda de mobilizações que culmine numa mobilização ampla de dois dias. Convidamos todos os estudantes insatisfeitos com os desmandos da REItoria a participarem ativamente deste processo de mobilização.


AGENDA:

Dia 15/05/2012 - Mobilização no turno matutino e noturno.

Dia 17/05/2012 - Oficina Agit-Prop. (Agitação e propaganda), confecção de faixas e cartazes. Manhã e Noite.

Dia 21/05/2012 - Protesto pela Revogação do Ato 0024 das Atividades Complementares + Assembléia. Turno Noturno.

Dia 22/05/2012 - Protesto pela Revogação do Ato 0024 das Atividades Complementares + Assembléia. Turno Matutino.

Dia 25/05/2012 - Reunião de Avaliação.
Participe, fortaleça o Movimento Estudantil Independente!!!!

Coletivo de Estudantes Mobilizadores pela Revogação do Ato 0024 – UCSal 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário